terça-feira, 19 de setembro de 2017

Secretaria de Educação lança jogo de tabuleiro que conta a história de Cocal durante a Cocalfest

Iniciativa faz parte do projeto Jogos de Mesa e será desenvolvida no contraturno da rede municipal

A educação, criatividade e o lúdico também serão destaque durante V Cocalfest que acontece de 21 a 25 de setembro em Cocal do Sul. No domingo, dia 24, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura em parceria com o professor João Fabrício Somariva irá lançar o Jogo de Tabuleiro que conta a história da cidade com base na cultura, fatos importantes, economia e famílias colonizadoras. Ao todo foram confeccionados 20 exemplares do jogo que será trabalhado no projeto Jogos de Mesa, desenvolvido no contraturno da rede municipal.  


“No mês de aniversário de Cocal nós estamos oferecendo uma atividade interativa e prazerosa voltada ao conhecimento. Os alunos das escolas Cristo Rei, Demétrio Bettiol e José Perucchi que participam do projeto Jogos de Mesa estão tendo a oportunidade de conhecer melhor a história da cidade por meio do jogo de tabuleiro rico em aprendizado cultural, social e histórico. Esse instrumento educativo contém um acervo rico de  informações onde os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo”, relata a secretária de educação, Ana Paula Cechinel.


Segundo o professor Gustavo Meneghel, coordenador do projeto Jogos de Mesa, a estrutura do jogo se dá por um tabuleiro onde o objetivo é ir passando pelas casinhas que simbolizam o desenvolvimento histórico da cidade até chegar aos dias de hoje. “O  jogador tira uma carta, faz a leitura de um fato acontecido no município e movimenta seu pino conforme o número de casas que estiver descrito na carta. Um fato interessante é que cada pino tem em sua estrutura um desenho de uma bandeira relacionada aos países de colonizaram Cocal do Sul”, explica.

A apresentação do Jogo de tabuleiro irá acontecer a partir das 9h30, juntamente com as atividades de Xadrez e Tênis de Mesa, onde toda a comunidade é convidada a participar e interagir durante as atividades com os alunos.