terça-feira, 26 de setembro de 2017

PROERD: Cocal do Sul realiza formatura e 190 crianças dizem não às drogas

Luz, câmera, ação! Foi com este comando que 190 crianças de Cocal do Sul se comprometeram em dizer não às drogas. Depois de quase seis meses de curso, elas viveram o momento do juramento durante a Formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas. A cerimônia fez parte da programação da V Cocalfest e aconteceu na tarde deste sábado, 23. Em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto da Polícia Militar atende estudantes do quinto ano do ensino fundamental de seis escolas do município e tem como instrutores os policiais militares Danielski e Benincá.




O encontro contou com a presença do comandante da PM de Cocal, sargento Alexandre Pirotti da Fontoura, prefeito Ademir Magagnin, presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Bittencourt, secretária de educação, esporte e cultura, Ana Paula Cechinel, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, presidente da Coopercocal, Lourival de Melo, familiares, professores e comunidade. Diante do público, os alunos firmaram o compromisso de se manterem longe das drogas e da violência.



Além da entrega dos certificados, a formatura também contou com o sorteio de brindes, duas bicicletas e fez a entrega da premiação para as redações que foram destaque.


“Estamos muito felizes em poder integrar a maior festa do município, isso nos torna ainda mais próximos da sociedade. Hoje 190 crianças aprenderam a tomar atitudes certas para ficar longe das drogas. Mas apenas isso não basta. Precisamos da ajuda dos familiares para que o caminho certo continue sendo percorrido. O Proerd planta uma semente, cabe aos pais cuidar dela para que cresça sadia”, alertou o sargento Fontoura.

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin enalteceu o trabalho realizado pela Polícia Militar nas escolas e pediu para que os pais fiquem atentos.

“Todas essas crianças tiveram essa importante oportunidade de receber as orientações certas com as pessoas certas sobre o mal das drogas. Peço para que o compromisso dos pais esteja sempre atento e para que Deus proteja as nossas crianças”, afirmou.

O projeto integrou em Cocal do Sul as escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei, José Peruchi, Padre Schuller, Francisca Martins de Oliveira Búrigo e Colégio Cocal.  Para a proerdiana, Isabely Freitas, o PROERD foi um grande ensinamento. “Eu irei levá-lo para a minha vida toda. Um momento marcante onde pude contar com a amizade e experiência dos policiais e conhecer a dura realidade das drogas. Não quero esse mal para mim e nem para a minha família. Eu tenho orgulho de ter o certificado do PROERD”, observou.

O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola.