quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Governo Municipal de Cocal do Sul entrega duas novas escolas para a comunidade de Vila Nova

Uma das prioridades do Governo de Cocal do Sul esta voltada para a área da educação, seja na parte pedagógica, valorização dos professores ou no espaço físico. Nesta semana, a comunidade do bairro Vila Nova foi beneficiada com duas ações que favorecem centenas de crianças.

Através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, duas novas escolas municipais foram entregues pensando na necessidade e qualidade de vida das famílias, crianças e profissionais. Trata-se da Instituição de Educação Infantil Maria de Lourdes Carara e a de Ensino Fundamental José Peruchi. Os atos contaram com a participação de autoridades, comunidade escolar, familiares dos homenageados, estudantes, entre outros.

A nova escola José Peruchi é um diferencial. A área de 726,42 m² contempla quatro salas de aula, cozinha, almoxarifado, secretaria, arquivo e diretoria. Um investimento de R$ 867.161,39 em parceria com o Governo Federal em um lugar privilegiado do bairro, onde concentra tranquilidade, segurança e espaço amplo.


 

 

Para a aluna Maria Luiza Carboni Tomaz, 9 anos, a nova escola dá mais inspiração para estudar . “Eu estou adorando o novo espaço. É mais perto de casa, tem a cor da paz, tudo organizado, limpinho, bonito. Tenho orgulho de estudar aqui”, destacou.

O ato de inauguração também contou com a participação quatro netas do ex-professor que dá nome à escola, José Peruchi, a segunda instituição mais antiga do município.

Para o prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato a entrega desta nova escola é motivo de comemoração e orgulho, principalmente no dia em que o município completa 26 anos de emancipação.

“Nós entendemos que o espaço físico é tão primordial quanto o método pedagógico, por isso a nossa atenção e comprometimento. Enquanto muitos municípios têm problemas de estrutura, nós nos preocupamos em oferecer cada vez mais qualidade. Aqui na José Peruchi temos ainda um projeto para a construção de uma quadra coberta. Além disso, estamos pensando lá na frente com essas duas instituições. O Vila Nova é o bairro do município que mais irá crescer nos próximos 10 anos, por isso estamos nos planejando para atender a demanda. Essa escola é um marco e temos certeza que fará a diferença no dia a dia escolar”, destacaram.

Governo presta homenagem à ex-professora Maria de Lourdes Carara 
  

Na educação infantil, a nova Instituição Maria de Lourdes Carara veio para atender a necessidade da comunidade. O antigo prédio da escola José Perucchi foi transformado em creche. Uma estrutura totalmente repaginada e adaptada para atender 120 crianças, de 0 a 5 anos, em período integral.





“Esta escola é uma oportunidade para os pais que precisam trabalhar e agora podem deixar seus filhos próximos de casa. Antes tínhamos que ir até outro bairro. Tudo ficou muito bom, o ambiente é recreativo, a alimentação é de qualidade, além da atenção e segurança oferecida”, observa a avó Rita Alves.

 A cerimônia também prestou homenagem à ex-professora Maria de Lourdes Carara. Familiares e amigos acompanharam o momento com emoção.  “Meu sentimento é de gratidão a todos. Minha mãe sempre dizia e também passava a seus alunos que o certo é bom. Faça o bem e o universo dá um jeito de devolver tudo em dobro. E é em casa e na escola que tudo isso começa. O meu desejo é que essas crianças possam entrar nesta escola com respeito e paz”, discursou o filho Jhonys.

Segundo o prefeito Ademir, Lourdes atuou fazendo com que todos trilhassem o caminho do bem. “A educação tem essa vocação e a história da Lourdes foi muito bonita. Ela nunca perdeu a fé e a coragem. E é com este exemplo de vida que nós queremos prestar esta homenagem ao entregar esta instituição.
Tenho certeza que esta escola tem muito a oferecer a esta comunidade”, relatou.

Para a secretária de educação, esporte e cultura Ana Paula Teixeira Cechinel a educação do município vive um dos seus melhores momentos em realizações.
“Essas escolas são espaços privilegiados que contam com uma equipe de profissionais focada em melhor atender os nossos alunos. Para nós é uma satisfação fazer parte de um Governo focado em projetos inovadores e grandes oportunidades que atendem toda a família”, finaliza.