quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Curso de italiano nas escolas municipais

O Governo Municipal de Cocal do Sul compartilha de mais uma boa notícia para o município. Em breve, a Secretaria de Educação estará oferecendo aulas de italiano no contraturno escolar, aos alunos da rede municipal. O convênio foi firmado nesta semana entre a prefeitura, Consulado Geral da Itália e o Centro di Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina.


Para oficializar a parceria, o prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato (Aninha) receberam a presença do presidente do Centro di Cultura Italiana, Alcir Empinotti, de Curitiba. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores e contou ainda com a participação do presidente do Legislativo, Henrique Bittencourt, secretária de Educação, esporte e cultura, Ana Paula Cechinel, diretor de Cultura, Juarez Fogaça, presidente do Círculo Italiano, Neide de Pelegrin, vereadores e comunidade.

“Esse é um trabalho importante de resgate que será feito com as crianças e adolescentes para que eles entendam a origem de seus avós e bisavós e a terra de seus antepassados. Nós, dentro desta parceria, iremos preparar os professores e desenvolvemos todo material didático para que as aulas sejam ministradas. Estamos muito felizes pelo interesse e preocupação do município de Cocal do Sul em investir na propagação da língua italiana e na cultura.

Este é um caminho construtivo onde todos só tem a ganhar”, declarou o  do presidente do Centro di Cultura Italiana, Alcir Empinotti.


Para Magagnin e Aninha esse é mais um passo concretizado que proporciona oportunidades de aprendizado. “Nosso pedido é para que os nossos alunos aproveitem essa chance e que nossos professores incentivem a cada dia os seus alunos para a prática desta língua. Ela só vai agregar conhecimento, além do contato com uma nova cultura e com a própria história. Acho que conseguimos dar mais um grande passo em prol da nossa cultura e educação no município”, destacaram. 

O Centro di Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina foi fundado em 1992. É uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Governo Italiano por meio do Ministero degli Affari Esteri, como Ente Gestor no trabalho de difundir a língua e cultura italiana na Circunscrição Consular dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Em 20 anos de atuação no mercado atuou em mais de 60 municípios e oferece ainda um leque de cursos para cerca de 6 mil alunos, entre adultos e adolescentes, de acordo com as necessidades culturais, sociais e profissionais.